Eleições: defina seus candidatos com ajuda da internet

Eleições: defina seus candidatos com ajuda da internet

(Publicado originalmente em Seleções)

Confira alguns aplicativos e sites que prometem facilitar a sua escolha e apontar os candidatos que mais se alinham aos seus ideais

Falta menos de 1 mês para as eleições. Você já sabe em quem votar? Este ano temos que escolher novos senadores, deputados estaduais e federais, governadores e presidente da república. Talvez você não tenha o hábito de estudar todos os candidatos; sabemos que são muitos! Mas saiba que definir quem lutará pelos nossos direitos é fundamental.

Os novos senadores, ou aqueles que forem reeleitos, terão como objetivo representar por 8 anos o seu Estado no Senado Federal. Entretanto, as eleições ocorrem de 4 em 4 anos. Ficou confuso? Calma, vamos explicar! Cada Estado possui 3 senadores como representante. Sendo assim, em uma eleição escolhemos 2 e na outra apenas 1. Já os deputados são representantes do povo nas esferas estaduais e federais. O deputado estadual atua na Assembleia Legislativa. Além de legislar a favor do povo, é seu dever fiscalizar o trabalho do governador do seu Estado.

O deputado federal, por sua vez, tem como função discutir e aprovar leis. Também cabe a ele fiscalizar e controlar os atos do governo federal, ou seja, do presidente. Seu âmbito de trabalho é a Câmara dos Deputado, logo, o Congresso Nacional. Além dos deputados e senadores, teremos que eleger nestas eleições um governador e um novo presidente da República. Ele, junto com outros políticos, é quem determinará os rumos da nação em diversas áreas. Portanto, fique atento!

Sabemos que não será fácil escolher 6 candidatos, mas selecionamos alguns sites e aplicativos que vão te ajudar nessa empreitada. Todos foram desenvolvidos para apresentar e avaliar os atuais candidatos. Com as informações exatas nas mão ficará mais fácil escolher. Acesse e confira!

VIGIE AQUI

O Vigie Aqui é uma ferramenta idealizada pelo Instituto Reclame Aqui em parceria com a PUC-PR e outras instituições. Para ter acesso, basta acessar o site oficial e fazer a instalação do plugin no navegador do seu computador. Sua função é identificar, durante a sua navegação na internet, os candidatos ficha suja. Os nomes daqueles que foram condenados, processados ou investigados estarão grifados de roxo. Ao passar o mouse sobre o nomes, você pode ver a ficha judicial completa deles. São vigiados políticos e ex-políticos. E o trabalho de atualização e acompanhamento dos casos é feito pelos alunos da PUC-PR.

DETECTOR DE FICHA DE POLÍTICO

O Detector é um aplicativo gratuito desenvolvido também pelo Instituto Reclame Aqui. Com o Detector de Ficha de Político você consegue descobrir se os candidatos têm processos criminais, ações de improbidade administrativa e inquéritos. Para utilizar é muito fácil. O app funciona por reconhecimento facial. Portanto, basta acessar e posicionar o celular na imagem do político. Funciona em comerciais, debates, santinhos, vídeos na internet, comícios e cartazes. Após o reconhecimento pelo aplicativo, você terá todas as informações necessárias para a sua escolha.

#TEMMEUVOTO

O #TEMMEUVOTO é uma plataforma na internet que te apresenta o candidato mais alinhado às suas convicções. Mas como isso acontece? É simples! Ele reúne as ideias dos deputados estaduais e federais e dos senadores. E para que você chegue a um resultado, basta responder 6 perguntas. Ao final, você terá uma lista com os candidatos que mais se identificam com a sua opinião. Assim fica mais fácil decidir! Para usar o #TEMMEUVOTO é só acessar o site oficial, não precisa de cadastro.

OAB VOTO LEGAL

A Ordem dos Advogados do Brasil também lançou um aplicativo para este período de eleições. O OAB Voto Legal tem a função de ajudar você, eleitor, a denunciar irregularidades de campanha. Caso identifique qualquer irregularidade, como campanha em locais proibidos ou compra de votos, pode utilizar o app para reclamar. As denúncias são anônimas e podem ser feitas por vídeo, texto, foto ou inclusão de documento. O aplicativo está disponível para Android e IOS. Aproveite e clique aqui e saiba o que pode e o que não pode durante a campanha eleitoral.

O PODER DO VOTO

O aplicativo O Poder do Voto foi idealizado para que você acompanhe o político que você elegeu. Mas, serve também para decidir se reelege ou não seu candidato. Ele foi desenvolvido por uma instituição sem fins lucrativo e apartidária. Para saber quais são as leis que eles estão votando ou já votaram e suas ideias, é só baixar o app. Além disso, você também pode mandar mensagens sobre as leis em votação. É uma ótima maneira de você não esquecer seus candidatos e decidir se eles merecem continuar na vida pública. Experimente!

Aplicativos podem nos ajudam muito em diversas tarefas, inclusive escolher um candidato. Se podemos contar com uma ajudinha a mais, porque não utilizá-la? Escolha o melhor aplicativo ou site para você, defina os seus candidatos e vote consciente. Muita coisa pode ser mudada por meio do voto, não se abstenha!

Os sites mencionados não necessitam que você ofereça seus dados. Mas, se você estiver cauteloso, dê uma olhada nessas dicas de como manter suas informações em segurança.

Fechar Menu